#‎Aventureiros‬ ‪#‎DestinoParaguai‬ ‪#‎Relatodaviagem‬

O Paraguai é conhecido como paraíso das compras para muitos brasileiros, inclusive eu já trabalhei como “sacoleiro” buscando mercadoria em Ciudad del Este fronteira com o Brasil.

Mas como o foco do blog não é esse, nosso foco não é esse, fomos ao Paraguai em busca de aventura!!! E encontramos!!!

Rota Misiones

Entramos no país pela cidade de Encarnación fronteira com a Argentina. Na aduana fizemos todos os procedimentos necessários, vistos, cadastros, etc…

Trocamos pesos argentinos por guaranis com um cambista ali mesmo, após sair da centro de migração. Seguimos viagem até as cidades de Trinidad e Jesús de Tavarangue na província de Itapuá, onde nosso objetivo era conhecer as ruínas jesuítas de ambas cidades.

A primeira parada foi na cidade de Trinidad. Logo na entrada da cidade uma placa indicando que ali existiu uma missão jesuíta. O problema é que só havia aquela placa e mais nenhuma. Nossa sorte é que a cidade é muito pequena, rodamos muito, demos voltas pelas ruínas e não achávamos a entrada. Até que resolvi perguntar para uma jovem onde era a entrada, e ela falando “guarañol” nos explicou. Mesmo com a explicação, ainda demoramos um pouco para encontrar a bilheteria, mas após 20 minutos, enfim encontramos. A entrada para as ruínas nos custou 25.000,00 guaranis algo em torno de R$ 13,00, e nos possibilitou conhecer ambas pelo mesmo preço.

As ruínas nos encantaram pela grandiosidade e beleza. Pudemos observar a riqueza dos detalhes nos desenhos esculpidos pelos índios nas paredes e tetos e que estão conservados até hoje, mais de três séculos depois. Tivemos a companhia de uma guia fabulosa, um moça chamada Romina, que nos encantou pela simpatia e conhecimento sobre ruínas, tirou todas as nossas dúvidas. A simpatia era tanta que arrisquei, e pedi para ela falar algo em guarani, o triste é que não entendi nada.

Veja o recado em guarani:

Entrando em uma das salas da antiga igreja, pudemos observar as ferramentas usadas na época e uma ossada de um índio exposta em acrílico. As paredes segundo nossa guia chegavam a 17 metros de altura, e tinham 5 metros de expusera. Uma das partes mais legais do passeio, foi poder entrar dentro da cripta onde os corpos dos mortos eram dissecados e preparados para as cerimônias fúnebres.

Assista o vídeo:

Após aproximadamente 30 minutos de passeio, nos despedimos de nossa guia e seguimos viagem até a cidade de Jesus de Tavarangue à 12 km de Trinidad para conhecer o que foi a ultima igreja a ser construída no tempo das missões. Segundo nossa guia não chegou a ser terminada, pois os jesuítas foram expulsos das terras paraguaias antes da conclusão da obra. A arquitetura é inspirada em palácios árabes, o que pode ser notado nos desenhos das janelas e portas. Não ficamos mais que 5 minutos nas ruínas, já que nosso cronograma de viagem estava apertado e pretendíamos chegar em casa naquele mesmo dia.

Após conhecer as ruínas seguimos viagem até Ciudad del Este, onde almoçamos e infelizmente ou felizmente não pudemos comprar muito, digo felizmente pois em dias que todo o comércio está aberto por lá, é impossível transitar e a cidade se torna perigosa. Como era domingo e chegamos à cidade já eram 12h 20m a grande maioria das lojas estavam fechadas. Mesmo assim pudemos comprar algumas “coisinhas”.

Resumindo, tivemos uma viagem tranquila, por estradas em ótimo estado (melhores que muitos trechos que pegamos aqui no Brasil ‪#‎ObrigadoPT‬), e vivemos experiências incríveis, conhecendo pessoas e lugares espetaculares!!!