#Aventureiros #Nordeste #Recife #Maragogi #Olinda

Nossa aventura começou alguns meses antes da partida, pois um dos lemas desse grupo, é a organização e planejamento. Com 8 meses de antecedência já compramos as passagens aéreas aproveitando uma promoção da TAM e iniciamos o estudo dos possíveis hotéis onde iríamos nos hospedar. Repito 8 meses antes de viajarmos o planejamento já estava sendo feito para que a viagem fosse inesquecível. E foi.

Enfim chegou o dia tão esperado. O primeiro trajeto da viagem foi entre Santa Cecília SC e Joinville SC, de carro, de onde pegamos nosso primeiro voo destino a Recife – PE, com conexão em Guarulhos – SP. Voo tranquilo apesar da primeira experiência no ar, sem atrasos e sem dificuldade no embarque o no check-in, em ambos os aeroportos.

Informativo: Para voos nacionais o peso máximo gratuito é de 23 kg para malas despachadas e 3,5 kg para bagagem de mão.

Quanto a avaliação dos serviços prestados a bordo, foram de bom atendimento, merecendo destaque a comodidade que deixou a desejar pois os espaços entre as poltronas sempre são apertados para quem é alto.

A chegada em Recife foi no período noturno, e logo e após algumas horas fomos levados ao hotel Pousada dos Piabas, no município Vitória de Santo Antão, (indicado por amigos, pois ficava próximo a evento onde estaríamos participando). A decepção começou no check-in devido ao mal atendimento, pois o atendente queria pagamento adiantado dos dias que iriamos permanecer no local, sem ainda ter visto as dependências do mesmo, depois de muita conversa foi firmado o compromisso de uma noite apenas, o quarto horrível, pequeno, sem nenhum conforto, sujo, ficamos indignados com tanta desleixo, e ao preço de R$ 110,00, na manhã seguinte inconformados com tal situação procuramos outro. Encontramos o HOTEL ACONCHEGO, para conferir a nossa avaliação desse e de todos nossos hotéis clique aqui.

Nos dias em que permanecemos em Recife PE, tínhamos vários locais programados para conhecer e visitar, o que nos obrigou a locar um veículo popular com ar condicionado(bem importante para a região), modelo corsa super classic , a um preço bem acessível R$ 70,00 a diária, devido ao pacote fechado com o locador.

Locais Visitados:

Praia de Maragogi- Alagoas, a uma distancia de 127 Km do Hotel, um local deslumbrante, onde a vontade de ficar pois a água e a praia são limpas. Tudo parece um sonho, enfim vale a pena voltar. Passeios de bug e catamarã (espécie de barco) são oferecidos,  atração principal do local. Outra opção são os passeios até as piscinas naturais realizados sempre bem cedinho, por causa da maré baixa.

Praia de Porto de Galinhas, localizado a uma distancia 52 km do hotel,  conquistou diversas vezes o título de melhor praia do Brasil. Ficamos uma tarde toda, comprando artesanatos, aproveitando o sol, agua de côco e comidas típicas.

Praia dos Carneiros: localizado a uma distancia 91 km do hotel, o local oferece as Praias de Boca da Barra, Campas do Buraco e Pontal do Lira. Equipada com bares, restaurantes, oferece passeios de catamarã (R$ 50,00 pessoa) e um fantástico visual, que une rio e mar. Outros atrativos são os passeios de barco pelos rios Ariquindá e Formoso com prainhas e manguezais. Neste passeio, tivemos acesso a bancos de areia, banho de lama e piscinas naturais nos recifes de corais, onde um belo banho não pode faltar. Local privado, com entrada restrita a pagamento de ingresso.

Praia de Boa Viagem – PE: Localizada a 200 m do hotel, Boa Viagem é a praia urbana mais famosa da cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco. Tendo aproximadamente sete quilômetros (7 km) de extensão e estando situada no bairro de Boa Viagem (Zona Sul da capital pernambucana), é delimitada pela Praia do Pina (Praia do Sport) em um lado e pela Praia de Piedade do outro.A maior parte da praia de Boa Viagem é protegida por uma barreira de recifes naturais, os quais deram nome à cidade, e as autoridades não recomendam o banho além dos recifes, para evitar ataques de tubarões.

Olinda – PE: Visita ao sitio histórico de Olinda PE, localizado a 19 km do hotel, patrimônio cultural da humanidade (Unesco), e primeira capital da cultura do Brasil. Olinda é continua a Recife, neste local encontramos Igreja do Carmo, Convento de São Francisco, Seminário de Olinda, Alto da Sé, sendo esse o ponto mais visitado de Olinda, ali esta a Igreja São Salvador do Mundo (1584), e o prédio da Caixa d’agua. Visitamos o Museu do Mamulengo e Mosteiro de São Bento, este parcialmente recoberto na sua parte interna em ouro.

Igarassu – PE: Município localizado à 39 km do hotel, tem sitio histórico tombado pelo IPHAM, onde brilha a igreja mais antiga do Brasil, dos Santos Cosme e Damião datada de 1535.

20151102_101250

Igarassu 9

Ilha de Itamaracá – PE: Localizada a 57 km do hotel, ligada a Itapissuma, pela ponte Getulio Vargas, oferece várias praias com reservas ecológicas em áreas de mata atlântica.

Ilha Itamaraca 10

Realizamos um tour panorâmico pelo centro de Recife (bairro do Recife), onde marca o surgimento da cidade no Século XVI, nele a Praça do Marco Zero e seu painel da Rosa dos Ventos, Parque de Esculturas de Francisco Brennand, Praça da República, Palácio do Governo, Teatro Municipal e Fórum de Justiça. Visitamos também o mercado público de São José na praça central. Visita super interessante no Instituto Ricardo Brennand, patrimônio cultural de estudos Brasileiros, jardins com valiosas esculturas, replica de castelo medieval e obras de arte, sendo este o maior museu de armas brancas do mundo. O Instituto Ricardo Brennand (IRB) é uma instituição cultural brasileira localizada na cidade de Recife. Possui uma coleção permanente de objetos histórico-artísticos de diversas procedências, abrangendo o período que vai da Baixa Idade Média ao século XXI, com forte ênfase na documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês, incluindo a maior coleção do mundo de pinturas de Frans Post, com vinte obras. O instituto também abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3 000 peças, a maior parte proveniente da Europa e da Ásia, produzidas entre os séculos XIV e XXI. A biblioteca do instituto possui mais de 60 mil volumes, datados do século XVI em diante, destacando-se as coleções de brasiliana e obras raras. Local privado, entrada com pagamento de ingresso, R$ 20,00. (com estacionamento). Visitamos a Oficina Brennand surge em 1971 nas ruínas de uma olaria do início do século XX, como materialização de um projeto obstinado e sem trégua do artista Francisco Brennand.  Antiga fábrica de tijolos e telhas herdada de seu pai, instalada nas terras do Engenho Santos Cosme e Damião, no bairro histórico da Várzea, e cercada por remanescentes da Mata Atlântica e pelas águas do Rio Capibaribe, a Cerâmica São João tornou-se fonte inspiradora e depositária da história do artista pernambucano.Lugar único no mundo, a Oficina Brennand constitui-se num conjunto arquitetônico monumental de grande originalidade, em constante processo de mutação, onde a obra se associa à arquitetura para dar forma a um universo abissal, dionisíaco, subterrâneo, obscuro, sexual e religioso. Local privado, entrada com pagamento de ingresso, R$ 15,00. (com estacionamento) .

Outro passeio super legal foi a visitação ao Veneza Water Park, que é o 7º maior parque aquático do Brasil, onde contém o maior rio lento do país. Tem o nome em referência a Recife, capital de Pernambuco, de apelido Veneza brasileira. Localizado no município de  Paulista-PE oferece atrações aquáticas para toda a família. Tendo uma das maiores piscinas de onda, e uma área infantil enorme para a criançada, além dos tobogãs que são uma atração a parte. O Veneza situa-se na praia de Marinha Farinha, bairro da cidade de Paulista, região metropolitana do Recife. O parque aquático fica à 10 KM de Olinda e a 20 KM de Recife. O veneza Water Park tem uma área de 90 mil m2 e 10 milhões de litros de água. Para acessar o referido parque, existem varias formas de ingresso a venda, desde a bilheteria local, até os serviços pela internet que são mais baratos.

veneza-water-park

Durante as noites no Recife PE, em virtude da segurança, os passeios ser restringiram a locais indicados no hotel, como Shopping e restaurantes acompanhados nessa viagem pelos amigos queridos Jacson Perego e Bianca Lima quais foram importantes em toda a viagem.

Pontos a melhorar na região:

• Estacionamento praias e centro (vários flanelinhas importunando por cobrar valores);
  • Estrutura gastronômica em algumas praias;
  • Guias oportunistas cobrando por informações;
  • Insegurança para transitar vias públicas no período noturno;
  • Sinalização de locais de praias.

Pontos positivos na região:

• Comunidade receptiva;
  • Praias com águas limpas;
  • Locais históricos bem preservados;
  • Gastronomia ótima, (raras exceções);
  • Estradas e rodovias preservadas;

Enfim chegou a hora de retornar pra casa, e só restou saudades de momentos incríveis e espetaculares que foram vividos, e o desejo de um dia voltar para esse paraíso Brasileiro.