Rota das Cachoeiras – Corupá SC

O erro de muitos viajantes e mochileiros mundo a fora é explorar compulsivamente destinos longe de casa, sendo que em um raio de 100 km da porta de sua casa existem belezas naturais incríveis. Bem, não sou um desses! E hoje vou provar, que em minha terra, Santa Catarina há turismo para quem gosta de aventura, assim como nós da Iniciativa Aventureiros.

Já fazia algum tempo que eu estava namorando esse destino, mas por algumas e outras razões, fui adiando. Nessa aventura me acompanharam minha irmã Thais e minha prima Edna…Mas enfim vamos hoje falar da Rota das Cachoeiras localizada na cidade Corupá SC, à alguns km das cidades de Joinville e Jaraguá do Sul. Chegamos à cidade por volta das 10 horas da manhã e fomos em busca do acesso à reserva! O acesso a reserva, é muito bem sinalizado e com alguns trechos de estrada de chão, porém em ótimas condições. No caminho compramos os ingressos em um dos pontos de venda que são apensas dois: Mercado Fossile e Camping e Restaurante Rio Novo. O custo do ingresso é de R$ 15,00 sem isenção para estudantes, crianças com mais de 5 anos e terceira idade.

ATENÇÃO: Não são vendidos ingressos na entrada da reserva, por tanto devem ser adquiridos à caminho nos pontos de venda acima citados.

No valor do ingresso, além do acesso a trilha das cachoeiras, está incluso acesso à churrasqueiras (caso queira passar um dia em família na reserva), Banheiros com chuveiro e estacionamento (Que é patrulhado por um segurança da reserva).

Entramos na trilha exatamente às 11h30m da manhã, e pra nossa sorte a temperatura estava agradável, já que são quase 6 quilômetros de caminhada em meio a mata atlântica preservada, com muitos trechos de subida que não são para qualquer um. Muitos dos que iniciaram a trilha conosco, desistiram já nos primeiros 500 metros de caminhada. Mas eu sou guerreiro, fui lá para fazer a trilha, e fiz!!!

Toda essa área é particular e pertence à empresa MOBASA de reflorestamento, porém todo lucro é voltado para a conservação da fauna e flora dos mais de 1.150 hectares da reserva. A reserva foi transformada em Patrimônio Natural em 2002 e conta com 14 cachoeiras, sendo dessas 13 estão na trilha e 1 interditada:

• Cachoeira do Suspiro;
  • Cachoeira Surpresa;
  • Cachoeira Boqueirão
  • Cachoeira do Salto Grande

Já nos primeiros 100 metros de trilha encontramos a primeira cachoeira, a Cachoeira Suspiro:

A 400 metros encontramos a segunda, Cachoeira Banheira:

A 600 metros encontramos a Cachoeira dos Patamares, uma das mais incríveis em minha opinião:

Após 800 metros de trilha chegamos a Cachoeira Pousada do Café:

pousada-do-cafe

950 metros de trilha, e chegamos a Cachoeira do Repouso:

A sexta cachoeira está aos 1.100 metros da trilha, ela é a Cachoeira Remanso Grande. Infelizmente, não consegui nem avistar muito menos fotografar essa, devido as limitações da trilha.

A sétima Cachoeira é a única na qual é permitido o banho, está localizada à 1.300 metros de trilha e chama-se Confluência:

Chegamos à Cachoeira das corredeiras à 1.400 metros de trilha:

1.500 metros de trilha, Cachoeira do Tombo:

A 1.600 metros de trilha chegamos a Cachoeira do Palmito:

A 1.700 metros está a Cachoeira Surpresa:

Por alguma razão, o acesso à Cachoeira Boqueirão estava fechado, talvez para manutenção da trilha. Então pegamos uma subida de quase 1.200 metros até a cachoeira do Salto Grande. Foi sofrido mais valeu muito a pena.

A trilha é muito bem sinalizada, com placas indicando as direções, e quanto falta para acabar a trilha:

Enfim, 2.900 metros caminhados, com muito esforço e um pouco de sofrimento, fomos recompensados por essa vista maravilhosa na queda com mais de 125 metros de altura:

Almoçamos por ali mesmo,nos reidratamos e retornamos.

Confesso que o retorno é um pouco mais cansativo, nossas pernas tremiam! Mas valeu muito a pena contemplar um pouco mais da natureza daquele lugar, cada detalhe encanta:

Algumas dicas importantes:

• A trilha é de 5.800 metros, por tanto vá com roupas leves e calçado confortável;
  • Use protetor solar e óculos de sol;
  • Leve repelente e água;
  • Se possível leve algum lanche leve, porque a fome pode bater depois de gastar tanta energia.

BOA VIAGEM!

Para mais informações acesse:

Ou ligue: (47) 3375-2232

Não deixe de compartilhar nas redes, e curtir nossa página no Facebook.