Terra Inca – Peru – Montanha Vinicunca

Enfim chegou o dia de um dos passeios mais esperados da viagem, a subida da Montanha Vinicunca ou Rainbow Mountain. Como em todos os outros passeios, estava incluso café da manhã e almoço em meu tour. Um diferencial da agência que fiz os passeios é  horário de saída, uma amiga minha fez com outra agência e saiu de Cusco as 03h30 da manhã, já eu saí as 05 horas de Cusco, e acreditem, cheguei antes que ela ao topo da montanha hahah.

Após uma viagem de mais ou menos 2 horas, chegamos no povoado e fomos tomar café da manhã. O tempo estava maravilhoso, com sol e poucas nuvens. Perguntei ao guia se o tempo ficaria daquele jeito ele me respondeu: “Aqui na montanha o tempo é louco, muda muito rápido, daqui a pouco pode estar chovendo granizo ou nevando. Depende da sorte!” Fiquei apreensivo, mas tomamos café e conheci os amigos Khaledi da Arabia Saudita e Rosa do Equador. Outro diferencial dessa agência, é que eles tem uma estrada particular, que leva até mais perto da montanha, é a única agência que tem acesso a essa estrada, ou seja, economizamos 1 hora e meia de caminhada, o que é ótimo, pois fazer esforços físicos em grandes altitudes é muito desgastante.

Por volta das 9 horas da manhã chegamos ao ponto zero e começamos a subida, eu Rosa e Khaledi:

20170320_094110
Rosa (Equador) e Khaledi (Arábia Saudita)

Estava apreensivo com o mal de altitude ou “soroche” como é chamado pelos peruanos, levei muitas folhas de coca, água, e caramelos de coca para evitar esse mal estar comum entre viajantes que não estão acostumados com a altitude!

As paisagens durante a trilha são indescritíveis, a cada passo você fica mais encantado.

Durante toda a trilha existem pessoas que alugam cavalos para fazer a subida, por ser uma tarefa difícil muitos desistem no meio do caminho por não aguentar. Os preços variam de 20 a 70 soles. Pobres dos cavalos haha.

Quase no topo, meu joelho esquerdo começou a doer muito, creio que pelo cansaço acumulado porque já havia caminhado muito para chegar em Machu Picchu, mas não desisti! Mesmo com dor segui até o topo do Vinicunca.

Exatamente as 11 horas da manhã eu cheguei ao topo da montanha!!! Que lugar surreal!!! Parece que foi pintado a mão pelo próprio Deus… A vista incrível, tudo muito lindo, fazia sol… Estava tudo perfeito!! Apesar do frio e vento que castigavam devido a estarmos a 5.300 metros de altitude, eu não queria mais sair dali, sentamos e apreciamos um pouco a paisagem!!

Ainda encontrei minha amiga Tiersa que havia conhecido no passeio do Vale Sagrado, fizemos algumas fotos e começamos a descer porque o frio estava ficando insuportável!

Durante a decida da montanha senti o tão temido “soroche” devido ao pouco oxigênio o seu corpo pede socorro, então começou uma dor de cabeça mas nem por isso desanimei. Masquei mais algumas folhas de coca e acelerei o passo.

Outro diferencial importante da agência, é que os guias levas oxigênio, pois é muito comum pessoas passarem mal durante o caminho e precisarem desse auxílio. Nem todas as agências contam com esse diferencial, a que contratei é uma das pioneiras que iniciaram esse tour e por isso ter toda experiência. Além do oxigênio, todos do meu grupo receberam um colete refletivo de identificação, caso alguém se perde-se durante a subida. Todos do meu grupo conseguiram atingir o topo, o que é pouco comum segundo nosso guia, então estamos de parabéns haha..

Lembram que meu guia disse que o tempo poderia mudar do nada na montanha? Então, mudou!!! Quando estava próximo da base na montanha começou a chover granizo, e por dois minutos escapei de levar um banho, fui o primeiro a chegar na van e fiquei “sequinho”.

Recorde de altitude quebrado com sucesso, 5.300 metros alcançados, seguimos viagem até o povoado para almoçar, e mais uma vez a comida estava deliciosa. A gastronomia peruana em geral é incrível, desde os lugares mais simples que comi em alguns povoados, tudo estava uma delícia.

No dia seguinte era hora de me despedir desse país maravilhoso, embarquei rumo a Lima e após rumo a Porto Alegre.

No próximo post falaremos a respeito dos custos da viagem, fiquem atentos.

2 comentários em “Terra Inca – Peru – Montanha Vinicunca”

Deixe um comentário