#México – Cancún – Chichén Itzá

Bom amigos, após passar um dia incrível explorando o Complexo Arqueológico de Teotihucan nas proximidades de Ciudad de México, era hora de embarcar rumo ao caribe mexicano, era hora de ir para Cancún!!! Acordamos muito cedo, e o Benito foi me levar até o terminal da Caminante em Toluca para ir até o aeroporto. Cheguei no aeroporto era aproximadamente 7 horas da manhã e meu voo saia as 09 horas. Despachei a bagagem e fui até a sala de espera, tomei meu café da manhã, conheci um casal de americanos que estavam voltando do Brasil, conversamos bastante sobre as Cataratas do Iguaçu que eles conheceram, e isso fez com o que o tempo passasse voando. Então me encaminhei ao portão de embarque onde voei pela Aeromexico.

P_20170903_052150_1_BF_p
Aguardando meu voo, com uma linda carinha de sono zzzZZzz

Chegamos em Cancún próximo das 11 horas da manhã, e o pouso foi tenso, bastante turbulência e infelizmente não consegui ver o mar do caribe, pois estava coberto de nuvens e neblina. Desci do avião, resgatei a Veridiana (pra quem não sabe é minha mochila), e fui até a plataforma de ônibus ADO onde tomei um ônibus até o centro da cidade onde estava meu hotel. Antes de entrar no ônibus já fiz novos amigos, os mexicanos Daniel, Clara e Jovann. Já me convidaram para ficar na casa deles em Cancún, porém minha reserva no hotel estava feita, e se cancelasse teria que pagar da mesma forma. Até tentamos nos reencontrar nos dias seguintes, porém tomamos rumos diferentes. Fico lhes devendo uma visita em outra oportunidade!!

P_20170903_110602_1_BF_p
Daniel, Clara e Jovann

Cheguei ao terminal ADO do centro de Cancún e liguei o GPS do celular para encontrar meu hotel. Eu estava com um chip internacional da EasySIM4You o que me ajudou muito, pois tive dados móveis durante toda minha viagem. Estava chovendo um pouco, mas tive que caminhar somente 2 quadras e cheguei ao hotel. Me hospedei no hotel Ikaro Suits em Cancún, consegui uma reserva ótima pelo booking e paguei aproximadamente Us$ 5 por noite. Hotel presta excelente serviço, e o atendimento é especial, conheci a gerente Aida a qual é minha amiga particular. Fiquei em um quarto compartilhado, o que me proporcionou conhecer várias pessoas do mundo todo e fazer novas amizades. Enfim, me instalei no hotel e como tinha a tarde livre chamei um uber e fui rumo a zona hoteleira conhecer o mar do caribe, apesar de estar um pouco nublado o lugar ainda assim é inacreditável:

Já aproveitei para conhecer o CocoBongo, famoso Club do máscara onde as noites são incríveis. Almocei por ali mesmo, provei outro prato mexicano, que segundo os mexicanos não é tão mexicano assim. Nossa que confusão hahaha! Para vocês entenderem o “Burrito” não é um prato mexicano, é uma versão ou adaptação americana da comida mexicana… “Tendeu”? 😛

Snapchat-1507346092
Americano ou Mexicano estava uma delícia 😛

Vá para o México ou Estados Unidos e prove um Burrito é uma delícia. Bom, começou a chover novamente e eu aproveitei para entrar nas lojas e comprar umas camisetas maneiras que avistei. Se tu chega falando inglês ou português meu amigo, se prepare para pagar mais caro! Graças a Deus eu falo espanhol, e quando chegava nas lojas os mexicanos já falavam: Si hablas español es mas barato amigo!!! Então comprei camisetas tops por 120,00  a 180,00 pesos, mais ou menos R$ 20,00 a R$ 30,00. Tomei um táxi e retornei ao hotel porque no dia seguinte teria um dia cheio, mas cheio de aventura!!!

Bom vamos lá, acordei as 6h30m e fui a recepção do hotel aguardar minha van para ir a Chichén Itzá, comprei o passeio no hotel mesmo e paguei 650,00 pesos (R$ 130,00) com tudo incluído. Fui um dos que pagou mais barato do grupo que estava comigo hehe. A van chegou e já conheci a Yessica (mexicana) e o Pernambuco o nome dele é Cleberson mas eu só chamava ele de Pernambuco. A parceria se formou na hora, eu não havia tomado café e a Yessica já me deu um pedaço de pizza e assim começou a aventura, na melhor parceria. Fiz várias amizades nesse passeio, infelizmente não tirei fotos com todos mas cito os nomes aqui, Yanet do México e Yanet da Colômbia, Tiago outro brazuca e 2 espanhóis que não me lembro o nome… Putz #fail hahaha. Enfim, após algumas horas de viagem chegamos ao povoado maia próximo a entrada de Chichén Itzá. Almoçamos por ali mesmo, um almoço delicioso feito com produtos nativos que eles mesmo cultivam. Também a muitos artesanatos que o povo maia vende nesse local, confesso que achei os preços bem elevados, porém são todos artefatos feitos a mão e são legítimos. Antes de seguir a Chichén Itzá, ainda participamos de uma cerimônia onde um Xamã abençoou a todos do grupo. Independentemente da sua crença, vale respeitar a cultura do país que visita, eu sempre participo e respeito demais a crença do povo do local que visito, tudo é experiência!!

Bom seguimos então a Chichén Itzá a segunda maravilha do mundo que conheci esse ano, a primeira foi Machu Picchu no Peru. Cara que lugar fantástico, surreal o que os Maias fizeram, as construções datam dos anos 300 d.C. e mais uma vez, se não foram os extraterrestres que fizeram tudo aquilo, a humanidade retroagiu e muito no quesito arquitetura e engenharia.

O mais impressionante era a habilidade que os Maias tinham de manipular o som. Nos vídeos abaixo o Templo de Kulkukan responde emitindo o som de um quetzal (pássaro comum da região) quando batemos palmas abaixo dela:

Abaixo, os vídeos mostram como o som viaja de um lado a outro do campo onde eles disputavam o esporte chamado “Juego de pelota” ou jogo de bola, ou como o eco de uma palma ou um assovio se repete 7 vezes de forma perfeita quando uma dessas ações é feita:

É um dos locais mais extraordinários que já conheci em minha vida, sem dúvida nenhuma, merece o título de maravilha do mundo!! Comprei alguns artesanatos nas centenas de barracas de ambulantes que há no local e depois tivemos um tempo livre para fazermos fotos.

Um fato curioso contado pelo nosso guia, é que sempre o ganhador do jogo de bola era sacrificado ao Deuses. Fiquei me perguntando porque não o perdedor ser sacrificado, e o nosso guia explicou que os Maias ofereciam o que tinham de melhor para os deuses, e que para o ganhador do jogo era uma honra ser sacrificado. Se eu vivesse nessa época, desculpa mas eu ia perder todos os jogos 😛 . Seguimos então para um Cenote próximo ao centro arqueológico e confesso que foi uma das partes mais esperadas do dia, porque fazia um calor absurdo, devido a umidade do ar a sensação térmica beirava a sensação inferno 🙂 . Então a dica é leve muuuuita água e protetor solar e não esqueça do repelente!

Chegamos ao cenote, tomamos uma ducha alugamos um colete salva-vidas e caímos na água. O pernambuco já chegou mostrando como se faz:

No vídeo abaixo da pra se ter uma noção do tamanho que é o cenote, é imenso e a profundidade passa dos 100 metros.

Ficamos aproximadamente 30 minutos na água e foi uma experiência muito TOP, refrescou até a alma haha.

Após sairmos do cenote, peguei minha mochila me vesti e fui me dar conta que havia esquecido meu chapéu quando estávamos longe. Fiquei bem triste em perder meu chapéu das Cataratas que me acompanhou por vários destinos como Chile, Bolívia, Argentina e Peru, mas enfim deixei de oferenda para os deuses maias hahaa. Retornamos ao ônibus e ainda passamos pela cidade de Valladolid, um povoado muito bonito, porém meu celular e minha câmera ficaram sem bateria e não pude tirar fotos hehe, se ficar curioso pesquisa no Google, Sorry!!! Chegamos em Cancún já era noite e eu e o Pernambuco fomos a uma OXXO comprar umas coisas para o dia seguinte e nos despedimos. Ficou curioso para saber o que é uma OXXO? OXXO é uma rede de mercadinhos mexicana, que você encontra em qualquer esquina de qualquer cidade, sério… Você caminha dois passos e tropeça em uma. Mas é uma mão na roda para um mochileiro como eu. Você encontra tudo o que precisa e os preços são bem baratos.

oxxo
Oxxo

Mais uma maravilha do mundo riscada da lista, era hora de dormir, no dia seguinte teria mais….!!!