#Equador #Quito


Dia 31/12/17 foi dia de pisar no meu país número 11, foi dia de pisar no Equador!!! Após passar alguns dias em Lima e explorar As ilhas Ballestas e Huacachina no Peru, embarquei rumo a cidade de Guayaquil no Equador. No aeroporto me encontrei com a Rosa, pessoa incrível que havia conhecido na Montanha Vinicunca no Peru, ela foi minha companheira de aventuras durante minha estadia pelo seu país. Pegamos um voo rumo a Quito, capital do Equador. Chegamos na cidade por volta das 16 horas, e fomos ao centro da cidade para conhecer um pouco. Estava garoando, mas isso não nos desanimou, com o mochilão nas costas caminhamos pelas ruas da capital.

A cultura para o ano novo no Equador tem algumas particularidades, nas ruas algumas crianças estavam fantasiadas como se fosse Halloween, e homens de todas as idades se vestem de mulher (chamadas viúvas) e saem pedir dinheiro. Uma brincadeira saudável, muitos deles chegaram até mim e pediam” Dame una ayuda para mi marido que se murió” em um momento me vi cercado,  e o que fiz, foi sair de fininho hahah. Outra coisa muito interessante que vi, são bonecos feitos de pano e papelão que eles chamam de “año viejo” ou ano velho. A meia noite botam fogo nesses bonecos, isso faz parte da cultura em todo o país, infelizmente não tirei foto dos bonecos, mas peguei uma na internet. Interessante, que há bonecos de todos os tamanhos e temas.

por-que-quemamos-el-muñeco-de-año-viejo
Año Viejo

Foi a segunda vez que passei a virada de ano fora do Brasil, e viver esse dia em outra cultura é mágico! Bom, vamos lá! No dia primeiro, continuamos a explorar a cidade, fizemos todo o trajeto com transporte público e economizamos muito. Chegamos à primeira parada “Mitad del Mundo”, local emblemático que simboliza a divisão dos hemisférios sul e norte do planeta.

Ainda chovia um pouco, porém nada estragou o dia! Nesse local, há museus, e muitas outras atrações, pagamos Us$ 6 dólares por pessoa.

Na linha do Equador, há um monumento onde em seu interior existem vários experimentos que podem ser feitos, que são muito interessantes. Por exemplo, você sabia que no centro da terra seu peso diminui? Fica a dica pra quem quer perder peso, vai pra “Mitad del mundo” haha. Esse fenômeno é devido a pressão atmosférica no centro do globo ser menor.

Também há outro experimento famoso, que se você colocar um ovo em pé encima da linha, ele não cai! Não fiz esse, mas existem vários vídeos no youtube. No vídeo abaixo, podemos ver também como a água desce pelo ralo de forma diferente em cada hemisfério:

Muito interessante!!! Dentro desse monumento, carimbei meu passaporte com o carimbo da Mitad del Mundo também, e o melhor é que é gratuito! Após o passeio fomos almoçar e seguimos para outro ponto turístico da cidade, o Tempo del Sol. Esse templo foi construído por um senhor, que é pintor e escultor e muito famoso no Equador e em toda América Latina. Ele fez e forma de um castelo, e suas obras estão expostas dentro desse complexo.

Um lugar que vale a visita! Pagamos Us$ 4 pela entrada e ainda participamos de uma cerimonia de meditação dentro do templo, super bacana!

Ao fim da tarde, retornamos a casa do amigo Jonathan onde passamos a segunda noite seguida. #GraciasAmigo. No dia seguinte, saímos muito cedo rumo a avenida de vulcões!!

P_20171231_223618_1_BF_p
Jonathan e Rosa
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s